Histórico


O Instituto de Investigação e Tratamento de Autoimunidade (ou "Instituto de Autoimunidade") é uma ONG fundada em 22 de março de 2011, e dirigida por ex-portadores de esclerose múltipla e/ou seus familiares que desejam ampliar ao máximo os benefícios desse tratamento de forma a atingir o maior número de pacientes, viabilizando o atendimento também a pessoas carentes que não possam custear as consultas médicas necessárias para avaliação dos exames laboratoriais.

Causa profunda consternação a percepção de que milhares de pessoas jovens e produtivas estão ficando cegas e paraplégicas em decorrência da falta de um tratamento apropriado, simples e não oneroso para a esclerose múltipla – fundamentado no uso de doses mais elevadas de vitamina D (colecalciferol) que, para a exclusão de quaisquer efeitos colaterais, somente podem ser ajustadas mediante acompanhamento médico e laboratorial. 
Na realidade não há justificativa ética para não corrigir-se a deficiência de vitamina D (universalmente encontrada nesses pacientes) com doses fisiologicamente realistas (próprias daquela proporcionada pela exposição solar abundante, as quais são muito superiores àquelas que são usualmente prescritas pela classe médica). O mesmo ocorre com qualquer outra deficiência vitamínica ou alteração metabólica, que deve ser obrigatoriamente corrigida; não corrigir constitui-se em negligência.

Não se pode, por exemplo, deixar de corrigir deficiência de ácido fólico em gestantes com o objetivo de obter-se uma comparação referente ao número de crianças que nascerão com malformações congênitas. Assim também, crianças com diabete recebem insulina como boa prática médica sem nunca haver sido feito um estudo comparativo com crianças não tratadas, simplesmente porque há uma deficiência metabólica corrigível – a deficiência de insulina.

Atualmente, a entidade necessita de uma sede, onde os atendimentos possam ser viabilizados, e que possa também constituir-se em um centro de capacitação de outros médicos para prescreverem esse protocolo de tratamento.